quinta-feira, 27 de outubro de 2016

OS MAIORES PLAGIOS DA MÚSICA

1.  Beatles, come together
A banda britânica foi acusada de plagio em 1969, com a música come together do álbum abbey road, por ter copiados a letra e a melodia da canção you can´t catch me do cantor americano Chuck Berry. O caso terminou com um acordo extrajudicial que permanece em sigilo.

2.  Rod Stewart, do ya thing i´m sexy
Em 1978 o cantor britânico Rod Stewart foi acusado de plagio pelo refrão “te te teretê” da música taj mahal do brasileiro Jorge Bem lançada em 1972. O caso foi resolvido extrajudicialmente e em 2012 em sua biografia Stewart admitiu que foi um caso de “plagiarismo inconsciente”.

3.  George harrison, my sweet lord
Esse foi o primeiro single do ex guitarrista dos Beatles e foi acusado de plagio da música he´s so fine da banda the chiffons. Harrison não admitiu o plagio e foi condenado a pagar mais de 500 mil dólares de indenização.

4.  Morris albert, feelings
Lançado em 1974, o maior sucesso do brasileiro Maurício Alberto Kaisermann,, e regravado por artistas como Frank Sinatra , foi considerado uma cópia de Pour Toi, composta pelo francês Louis "Loulou" Gasté, e gravada em 1956 pela cantora Line Renaud. A justiça americana considerou a música plágio e determinou o pagamento de US$ 500 mil em indenização, além de destinar 88% dos royalties futuros da música ao francês. O crédito da canção hoje é Gasté e Morris.

5.  Michael Jackso, wanna be starting something
A canção Wanna be starting something abre o álbum mais vendidos de todos os tempos, Thriller, do Rei do Pop. Pouco depois de ser lançado, em 1983, o cantor e saxofonista camaronês Manu Dibango acusou Jackson de ter copiado a música Soul Makossa, de 1972. Jackson foi obrigado a pagar 200 mil dólares por direitos autorais.

6.  Roberto Carlos, O Careta
A música foi considerada plagio da canção loucuras de amor do compositor Sebastião Braga, um processo que demorou 14 anos. O rei foi condenado a pagar a multa de 2,6 milhões e a música foi retirada do catálogo discográfico do rei.





7.  Ray Parker Jr., Ghostbusters
A música tema do sucesso de bilheteria os caça-fantasmas, após o lançamento do filme, foi acusada na justiça por Huey lewis alegando que a música era igual a sua canção I Want a New Drug, de 1984. O caso encerrou com um acordo extrajudicial.

8.  Michael Bolton, Love is a Wonderful Thing
Canção Love Is a Wonderful Thing, do álbum Time, Love & Tenderness de 1991 foi considerada parecida demais com o tema de mesmo nome dos Isley Brothers, lançado em 1966. A justiça o condenou o cantor americano a pagar 5,4 milhões em indenização.

9.  Radiohead, Creep
A música creep da banda britânica conseguiu se tornar um sucesso mundial. Mas os compositores da música The Air That I Breathe, da banda The Hollies alegaram plagio na justiça. No final conseguiram que seus nomes fossem adicionados como co-criadores da música.

10.  Oasis, Shakermaker

Os irmãos Noel e Liam Gallagher, fundadores da banda britânica Oasis, foram acusados de plágio várias vezes. O mais recente a melodia shakemaker música do álbum de estreia da banda foi considerada plagio da musica ’d Like to Teach the World to Sing de 1971 da banda The New Seekers, a música que já foi tema de uma campanha publicitaria da Coca-Cola. A banda oásis foi condenada a pagar 500 dólares em indenização. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário